ARTISTAS E PRODUTORES
Nasceu em Sertãozinho, viveu em Barrinha e foi criado pelos avós. Com o avô, boia-fria, autodidata em violão, violino e acordeão, ouvia e aprendia música. Começou a cantar ao 8 anos, no coral da igreja. Daí em diante, não parou mais e formou-se em Canto e Arte Lírica pela USP. Descoberto aos 23 anos pelo maestro João Carlos Martins, seu grande incentivador, já conquistou plateias em renomados teatros, interpretando óperas, recitais, concertos e shows em casas como Avery Fisher Hall / Lincoln Center de Nova York, Alla Scalla de Milão, Sala São Paulo, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Theatro Municipal de São Paulo, Theatro Amazonas, Theatro da Paz em Belém do Pará, e em países como Argentina, Emirados Árabes, Itália, Portugal, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai e Suíça. Destacam-se ainda apresentações prestigiadas como na Ópera de Monte Carlo a convite do Príncipe de Mônaco e para o Papa Francisco no Rio de Janeiro para um público de mais de 2,5 milhões de pessoas. Possui um álbum intitulado "Dois Atos" além de inúmeras parcerias no palco com artistas de prestígio internacional como Laura Pausini, Luciana Serra, Sandy, André Mehmari, Nelson Ayres, Mônica Salmaso, entre outros. Em sua cidade natal empresta seu nome ao Anfiteatro Municipal da cidade, o que muito orgulha e enaltece sua trajetória.
É arranjador, regente e compositor. Toca piano desde os 8 anos de idade, com formação musical pela Escola de Música de Brasília, onde estudou clarinete e piano com a prof. Maria Aparecida Prista Tavares. Trabalhou com artistas como Rosa Passos, Guilherme Arantes, Placa Luminosa, Fábio Jr. e Jolie Jones (filha do maestro Quincy Jones) como produtor e músico acompanhador. Já fez arranjos para orquestra para artistas conceituados como Maria Bethânia, Djavan, Caetano Veloso, Maria Gadu, Ed Motta, Arnaldo Antunes, Pitty, Rogério Flausino, Sandy, Chitãozinho e Xororó, Alexandre Pires, Tiago Abravanel e há 12 anos faz arranjos para a Filarmônica Bachiana Sesi-SP, do maestro João Carlos Martins. Compôs a cantata "Quero o meu futuro" – tema da Conferência Rio+20 interpretada pela Bachiana Filarmônica no Palácio do Planalto e pelo tenor Jean William por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente em junho de 2012. Vencedor do Grammy Latino em 2012 pela produção e arranjos de orquestra no DVD Chitãozinho e Xororó – 40 anos Sinfônico, gravado na Sala São Paulo com João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica. Vencedor do prêmio LABREF 2014 no Los Angeles Brazilian Festival pela trilha do filme "A Grande Vitória", juntamente com o maestro João Carlos Martins.
É pianista formada pela Faculdade de Música de Santos, havendo se aperfeiçoado com o compositor e professor Amaral Vieira. Estudou regência com os maestros Juan Serrano, Benito Juarez e Oswaldo Luppi e participou dos Festivais de Inverno de Campos do Jordão de 1976 a 1978. Foi bolsista em regência orquestral no II Festival de Arte da Manfredonia (Itália), e participou dos International Study Tours for Choir Conductors nas edições do Festival Europa Cantat realizadas na Espanha (2003), Alemanha (2006), Holanda (2009), Itália (2012) e Estônia (2018). Atuou como regente convidada dos X e XI Laboratórios Corais de Itajubá (MG) e já esteve à frente de diversos coros universitários e corporativos. Desde 1984 integra o quadro de regentes do CORALUSP, do qual é atualmente Diretora.
É doutor em Artes (Processos de Criação Musical/Questões Interpretativas) e licenciado em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde desenvolve pesquisa sobre a música vocal do Renascimento. É também bacharel, mestre e doutor em Física pelo Instituto de Física da USP, na área de processos estocásticos, transições de fase e fenômenos críticos. A partir de 2002 teve sua carreira reorientada para a música, concentrando-se na direção musical de coros, elaboração de arranjos vocais e pesquisa em repertório coral. Foi Coordenador de Música da Prefeitura Municipal da Estancia Turística de Ribeirão Pires (2005-2007), havendo dirigido seu Coral Municipal durante o período. Desde 2007 é regente do Coral Physicantus (Instituto de Física da USP), do Grupo Vozes (UNIVAR Brasil) e do Coral do Ilha (Condomínio Ilha do Sul). É membro pesquisador do GEPEMAC (Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares nas Artes do Canto) no Departamento de Música da ECA-USP e Editor Associado do projeto “Tudor Partbooks”, realizado em colaboração entre as universidades inglesas de Oxford e Newcastle.
É sócia fundadora da Ampliart Difusão Cultural, formada em Tradutores e Intérpretes e pós-graduada em Curadoria em Arte. Desenvolveu sólida carreira no mundo corporativo, e entre outras funções, foi responsável pela gestão de projetos sociais e culturais de uma empresa. Foi Diretora Geral da turnê da Hanbit Chamber Orchestra ao Brasil, da Coréia do Sul e formada por deficientes visuais, Produtora Executiva do Festival da Música Sertaneja Raiz, realizado em Junqueirópolis, Edições de 2018 e 2019 e 2021, do projeto Uma Voz e Um Violão em Serenata em 2021, da Mostra de Cordas Dedilhadas, Edições de 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022, do Projeto Violão entre Amigos, realizado em 2021 e da LIVE Universo Musical Solidário em 2020, Clássicos com Jean William e Rafael Altro, realizado em 2021-2022, Bituca 80 Anos em 2022.